top of page
BLOG
  • Writer's pictureNina

O EQUILIBRIO DA FELICIDADE



Quando conto para as pessoas que estou estudando a ciência da felicidade e como ser mais feliz em nossa vida pessoal e profissional, geralmente elas ficam confusas e às vezes me olham com aquele olhar suspeito.


O problema é que, quando falamos de felicidade, parece que existe algo inatingível ao redor do assunto. As pessoas já estão cheias de tantos livros de auto-ajuda, tentando convencê-las de que precisam ser felizes independente de qualquer circunstância, transformando a felicidade em um objetivo de vida quase que impossível de ser atingido.


Mas vamos ser realistas: ninguém consegue ser feliz 100% do tempo! - Nem mesmo aquele seu amigo do Instagram, que parece estar super feliz, visitando lugares incríveis e se divertindo enquanto você trabalha duro para encontrar uma saída para a sua rotina entediante.


Uma pesquisa recente estudou mais de 30 mil indivíduos e descobriu que aqueles que experienciaram tanto emoções positivas como emoções negativas tinham menos chances de ficarem depressivos do que aqueles que experienciaram apenas emoções positivas.


Além disso, esta outra pesquisa descobriu que tentar ser feliz a qualquer custo pode ser prejudicial e inclusive trazer ainda mais infelicidade para a nossa vida.


Mas então, como é que a gente pode ser mais feliz sem ficar obcecado pela felicidade?


Para mim o segredo é desenvolver um estilo de vida que os especialistas chamam de “felicidade sustentável”, onde não precisamos fingir estar bem o tempo todo e muito menos nos cobrar para que sejamos felizes 100% do tempo, mas que saibamos experimentar esse misto de positividade e negatividade, aceitado o equilíbrio da Emodiversidade em nossas vidas, assim como a natureza nos ensina.


Se pararmos para olhar a nossa volta, veremos que o universo está sempre em equilíbrio: dia e noite, frio e quente, luz e escuridão, masculino e feminino, yin e yang. Nenhum deles é melhor ou pior do que o outro, eles são apenas opostos que trazem equilíbrio para o mundo.


Adotar um estilo de vida de felicidade sustentável é aceitar todos os tipos de emoções e situações que a vida nos traz, sem rotulá-los como bons ou ruins, positivos ou negativos, estando consciente dos gatilhos das nossas emoções e seus impactos no nosso corpo, na nossa mente e na nossa alma.


O primeiro passo para que isso aconteça é começar a notar as pequenas coisas que estão ao nosso redor, sendo gratos por isso e nos comprometendo a ser a melhor versão de nós mesmos a cada novo dia.

10 views0 comments

GALLERY

Gallery
Subscribe
bottom of page