top of page
BLOG
  • Writer's pictureNina

Mindfulness: parece bom, mas por onde eu começo?



Quando falamos de mindfulness é muito comum que algumas pessoas fiquem em dúvida ou até mesmo curiosas sobre o assunto: "O que é mindfulness e como funciona?" "Eu não sou uma pessoa religiosa... será que funciona mesmo assim?". Então vamos começar do começo!


Alguma vez você já sentiu que, depois de um dia estressante no trabalho, simplesmente esqueceu de respirar fundo ou prestar atenção em como está se sentindo? - Tá tudo bem, você não está sozinho nessa! - Estamos sempre tão focados no nosso dia-a-dia, vivendo no piloto automático, que acabamos nos desconectando de nós mesmos. E é aí que entra o que chamamos de Mindfulness: ser pro-ativo ao invés de ser reativo consigo mesmo.


Mindfulness significa estar presente ou, em outras palavras, estar consciente das experiências do momento presente sem julgá-las ou criticá-las. Ou seja, não se preocupar com o futuro nem remoer o que aconteceu no passado: mindfulness é a arte de estar presente no aqui e agora.


A prática de Mindfulness já existe há milhares de anos e tem suas raízes na meditação Budista e chegou no ocidente por volta de 1970 quando o professor Jon Kabat-Zinn desenvolveu o programa "Mindfulness-based Stress Reduction" (Redução do stress através do Mindfulness) na Universidade de Massachusetts, usando a combinação de meditação, consciência do corpo e yoga com o objetivo de ajudar as pessoas se tornarem mais presentes. Desde então inúmeras pesquisas passaram a descobrir os benefícios que a pratica de mindfulness traz para a nossa saúde, bem como:

  • Reduz o stress e a ansiedade

  • Melhora nossa capacidade de concentração e memória

  • Reduz a dor

  • Nos torna mais compassivos

  • Melhora nossa saúde física e mental

  • Reduz o risco de depressão

  • Nos ajuda a dormir melhor

Os resultados parecem bons, mas ainda assim algo meio impossível para você? - Tudo bem, nossa mente não esta acostumada a desacelerar e parece ser quase que impossível simplesmente "desligar" e focar apenas no presente. Certo?


A boa notícia é que você não precisa "parar de pensar", mas apenas "observar seus pensamentos sem se apegar a eles". A notícia não tão boa é que isso requer prática - e paciência! - mas qualquer um é capaz de fazer isso - até os mais acelerados, acredite! Veja abaixo algumas dicas rápidas para iniciar sua jornada de mindfulness:

  • Traga consciência para o seu dia-a-dia: preste atenção aos cheiros, sons e sentidos ao seu redor.


  • Preste atenção à sua respiração: inspire profundamente e expire lentamente, tendo consciência do seu corpo e dos seus sentimentos. (Experimente algumas meditações guiadas de “body-scan” - elas são realmente úteis e fáceis para quem está começando!)


  • Pratique: você pode usar alguns aplicativos gratuitos de meditação para ajudá-lo em sua jornada. Os aplicativos Calm e HeadSpace são os meus preferidos.   E a última dica - mas não menos importante - é fazer tudo isso no seu próprio tempo! Não se apresse e aproveite cada passo da sua jornada para a autoconsciência!


46 views0 comments

GALLERY

Gallery
Subscribe
bottom of page